quarta-feira, 22 de agosto de 2012

ESPECIAL BATMAN – Parte 02: Batman – O Retorno (1992)


Na primeira parte do nosso ESPECIAL BATMAN eu falei sobre o primeiro dos dois filmes do morcegão dirigido por Tim Burton. Agora, vamos um pouco mais além.
Bem vindo ao nosso:


                                                             Batman – O Retorno (1992)


Depois do grande sucesso nunca antes visto para um filme de Super-Herói, a Warner encomendou logo uma sequência para Batman. Chamaram novamente Tim Burton, que dessa vez teria completo controle criativo sobre a obra, diferentemente do filme de 1989, em que Burton era um reles empregado à mando do estúdio, o que em parte resultou em sua direção burocrática. A cada foto divulgada, a animação dos fãs aumentava. Realmente não tinha o que dar errado. Mas deu. Não muito, mas deu.
Em “Batman – O Retorno” acompanhamos novamente o playboy Bruce Wayne (Michael Keaton...sim, novamente)em sua luta contra o crime em Gotham City sob a máscara do Batman. Os tempos mudaram em Gotham e a criminalidade parece ter dado um tempo. A cidade tornou-se mais consumista graças ao império comercial erguido pelo inescrupuloso empresário Max Shreck (Christopher Walken), que planeja ativar uma usina nuclear na cidade. Após um ataque durante um comício do prefeito, Shreck acaba sendo sequestrado pelo Pinguim (Danny DeVito, assustador), que chantageando o empresário, pede para que este o ajude a se reintegrar à sociedade, pois o cara vive nos esgotos da cidade desde que seus pais apavorados o jogaram em uma correnteza.

Enquanto isso, a secretária de Shreck, Selina Kyle (Michelle Pfeiffer, miau!)acaba descobrindo os terríveis planos do patrão e por isso é arremessada do último andar da empresa por Max. Porém ela é foda, e fica apenas desacordada por alguns minutos enquanto é mordida por alguns gatos. Chegando em casa, Selina tem um ataque de nervos e incentivada pelo ódio torna-se a Mulher-Gato.

Para conseguir reintegra-se a sociedade, o Pinguim arma o sequestro do filho do prefeito durante uma coletiva de imprensa, somente para devolvê-lo depois são e salvo. Da noite para o dia, o pária torna-se um exemplo de cidadão, e Shreck resolve aproveitar-se da popularidade de Cobblepot (nome verdadeiro do Pinguim) para lança-lo a candidatura de Gotham, a fim de ganhar poder político e conseguir finalmente construir sua usina. Porém, para cada um conseguir seus objetivos, é preciso tirar Batman do caminho, mas tudo fica mais difícil quando as identidades secretas do Morcegão e da sexy larápia se apaixonam.

Lançado 3 anos depois de seu antecessor, “Batman – O Retorno” conseguiu consertar algumas coisas que no primeiro filme pareciam mal resolvidas. Burton realmente parece mais livre neste do que no outro, até porque tinha em suas mãos uma história melhor para contar. Mas o filme não é perfeito: algumas coisas do roteiro só fizeram piorar desde o filme de 1989. Como aceitar, por exemplo, que os pinguins do esgoto ensinaram um bebê a falar, o vestiram, e ainda por cima são capazes de lançar mísseis? Outro ponto negativo, mas que está presente em quase todos os filmes desta série de Batman, é que o herói muitas vezes fica de lado para melhor desenvolvimento dos vilões(mas isso é até perdoável, já que o hábito dos vilões roubarem a cena vem desde a série cômica).

Mas é claro, o filme tem muitos pontos positivos, que fazem dele o melhor da primeira franquia do herói na Warner. A trilha de Danny Elfman, uma variação da do primeiro filme, continuou impecável, Michael Keaton já não estava mais tão pamonhão como no filme antecessor, Danny DeVito estava ótimo como o sombrio Pinguim, e Michelle Pfeiffer...ah...estava sendo sexy de um jeito único, fazendo a Mulher-Gato definitiva no cinema (minha opinião, não que eu não goste da Anne Hathaway, MUITO pelo contrário).

Bem, após a estreia o filme fez uma bilheteria muito boa, porém, novamente os engravatados da Warner resolveram meter o bedelho: após reclamações dos pais, que levavam seus filhos para ver o filme, e que acabavam se assustando pelo clima sombrio, saindo no meio da sessão, os executivos acharam melhor trocar Tim Burton por um outro diretor com toque menos sombrio. Mas isso fica para a Parte 03 do ESPECIAL BATMAN


Trailer de “Batman – O Retorno”


Batman Returns (EUA,1992)
Direção: Tim Burton
Elenco: Michael Keaton, Danny DeVito, Michelle Pfeiffer, Pat Hingle, Christopher Walken, Michael Gough

Nenhum comentário:

Postar um comentário